sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Quem são e onde estão os terroristas do Brasil - XI

ALOYSIO NUNES FERREIRA
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
 
Terrorista dos anos 60/70. Era conhecido pelos codinomes de “Beto” e “Mateus”
Em 1964, quando os militares assumiram o poder, ingressou no Partido Comunista Brasileiro, mas logo depois, descontente com a linha do partido, aderiu à Ação Libertadora Nacional – ALN, liderada por Carlos Marighela. Em 1968, como presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto liderou a invasão e ocupação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo e ameaçou incendiá-la caso fosse invadida pela Polícia. Entre as ações terroristas da ALN de que se orgulha de ter participado figuram os assaltos ao trem-pagador da Santos-Jundiaí e ao carro-pagador da Massey-Ferguson no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em outubro do mesmo ano.
Como essas e outras proezas o colocaram na lista dos terroristas procurados, Carlos Marighela, de quem era motorista, decidiu enviá-lo para o exterior. Com documentos falsos foi para a França onde passou a coordenar as ligações dos comunistas e terroristas brasileiros com Cuba e outros regimes que os apoiavam. Permaneceu três anos em Paris e ali se filiou ao Partido Comunista Francês. Negociou com o presidente Houari Chedid Boumedienne para que os comunistas brasileiros recebessem treinamento militar na Argélia.
Com a anistia, retornou ao Brasil e ingressou na política filiando-se ao PMDB. Foi eleito deputado estadual em São Paulo em 1982 e reeleito em 1986. Foi vice do governador Luiz Antônio Fleury. Foi eleito deputado federal pelo PSDB em 1994 e reeleito em 2000. No governo de Fernando Henrique Cardoso foi, primeiro, secretário-geral da Presidência da República e, depois, ministro da Justiça.
Atualmente é secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: