sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Quem são e onde estão os terroristas do Brasil - VIII

CARLOS MINC

Nome completo: Carlos Minc Baumfeld
 
Terrorista dos anos 60/70. Era conhecido pelos codinomes de “Jair”, “José” e “Orlando”.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1951 e aos 18 anos era um lider estudantil atuante. Com o início da luta armada contra o regime militar aderiu à Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares – VAR-Palmares, liderada por Carlos Lamarca. Com outros militantes da VAR-PALMARES, sob o comando de Juarez Guimarães de Brito, participou no dia 16/10/1969 do famoso assalto à casa de Anna Capriglione, no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, de onde foi roubado o “Cofre de Adhemar de Barros”. Levado para um dos esconderijos dos terroristas, o cofre foi arrombado e nele foram encontrados mais de dois milhões de dólares. Uma parte do dinheiro foi utilizada para financiar as atividades dos terroristas e comprar armas. A outra, a maior, desapareceu misteriosamente e até hoje ninguém sabe onde foi parar. Antes, em março de 1969, havia participado do assalto ao Banco Andrade Arnaud, de onde foram roubados 45 milhões de cruzeiros. Na ocasião, foi assassinado o comerciante Manoel da Silva Dutra.
Em outubro de 1969, foi detido num dos “aparelhos” da VAR-PALMARES e permaneceu preso até 15 de junho de 1970, quando saiu do país formando parte do grupo dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia em troca do embaixador da Alemanha, sequestrado cinco dias antes.
Com anistia, retornou ao Brasil e foi um dos fundadores do Partido Verde – PV com Fernando Gabeira. Em 1986, foi eleito deputado estadual pelo PV do Rio de Janeiro e reeleito, já como candidato do PT, em 1990, 1994, 1998 e 2002.
Foi secretário estadual do Meio Ambiente no Rio de Janeiro. Atualmente é ministro do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: