TARSO GENRO
Nome completo: Tarso Fernando Herz Genro
Terrorista dos anos 60/70. Na clandestinidade usava os codinomes “Carlos” e “Rui”. Nasceu em Santa Maria, RS, e bem cedo filiou-se ao Partido Comunista do Brasil – PC do B. Atraído para a luta armada por outros militantes comunistas, abandonou o PC do B em 1968 e aderiu à Ala Vermelha. Nessa época, ainda atuando como líder estudantil na Universidade de Santa Maria, onde cursava Direito, foi eleito vereador pelo MDB. Em dezembro de 1968, depois do AI-5, intensificou suas atividades como militante da Ala Vermelha e em 1970 foi preso duas vezes. Ao saber que havia sido expedida uma nova ordem de prisão contra ele, abandonou o país e foi refugiar-se no Uruguai.
Em 1972, retornou ao Brasil e passou a advogar para os sindicatos e movimentos sociais. Embora estivesse filiado ao MDB, mantinha ligações com organizações de esquerda e militava no clandestino Partido Revolucionário Comunista - PRC, uma dissidência do PC do B. Permaneceu no PRC até a criação do PT e em 1986 candidatou-se a deputado federal pelo PT, mas a votação obtida só lhe garantiu a suplência.
Em 1988, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre na chapa com Olívio Dutra. De 1992 a 1996 foi prefeito de Porto Alegre, cargo que voltou a ocupar em 2000. Na eleição seguinte, candidatou-se ao governo do Estado, mas foi derrotado no segundo turno.
Logo depois de assumir, Lula o colocou à frente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e em 2004 assumiu o Ministério da Educação, do qual se afastou em 2005 para ocupar interinamente a presidência nacional do PT. Em 2006, foi nomeado ministro das Relações Institucionais, e, em 16 de março de 2007, tomou posse como Ministro da Justiça, cargo que ocupa atualmente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário